Grande parte das escolas iniciam suas aulas na próxima semana de fevereiro. Por isso, é muito importante que pais e responsáveis por crianças e adolescentes tomem as medidas necessárias para readequar a rotina, ter atenção à saúde e garantir o bem-estar dos seus filhos dentro e fora da sala de aula.
Retomar o horário padrão de dormir é fundamental para valorizar as horas de sono, necessárias para auxiliar no bom rendimento escolar do estudante. A alimentação também requer adaptação aos horários da escola, bem como o lembrete da necessidade de beber água. A mochila utilizada também é um aspecto a ser observado, pois não deve ultrapassar 10% do peso do seu filho. O tamanho ideal do item é acima da cintura.
Saúde
No retorno ao ano letivo podem surgir sintomas que, até então, não tinham se manifestado, como queixas visuais, dor de cabeça e dificuldade para escutar. É preciso ter atenção a essas alterações, pois elas podem indicar problemas de visão ou audição. Aproveite para verificar se o cartão de vacinas da criança ou do adolescente está atualizado. Se houver vacinas em atraso, realize a imunização o mais rápido possível. Além de proteger seu filho, você contribui para a prevenção de doenças em outros estudantes.
Participação dos pais/responsáveis
A participação familiar também é um aspecto fundamental para o desenvolvimento, comportamento e aprendizagem do estudante. Quando os pais/responsáveis e outros parentes se envolvem na rotina escolar da criança ou do adolescente, o seu desempenho melhora em todos os sentidos.
Sobre o lanche
Fuja dos salgados da cantina ou de produtos industrializados. O ideal é preparar você mesma o lanche dos pequenos. Ofereça um cardápio diversificado com, por exemplo, um sanduíche natural, um suco e uma fruta.
A lancheira térmica é a melhor opção para evitar que os alimentos estraguem devido ao calor e o suco (de preferência, natural) deve ser preparado pela manhã, antes da hora de ir à escola e guardado em uma garrafa térmica.
Dica: Limpe a lancheira diariamente com água e detergente neutro. Uma vez por semana, passe também um pouco de água sanitária.
Fontes: https://blog.tricae.com.br/ e https://www.sbp.com.br/